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Notícias
OUT
03
03 OUT 2018
SAÚDE
Ouvidoria da Saúde passa por reformas para melhor atender o cidadão
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A Secretaria de Saúde, por meio da Ouvidoria SUS/Contagem, informa que o setor está passando por obras de reforma. O objetivo é readequar o espaço para facilitar o trabalho dos servidores e aprimorar o atendimento ao cidadão. Nos próximos dias o número de atendimento será normalizado.

A Ouvidoria SUS/ de Contagem é um instrumento de gestão e cidadania. É um mecanismo institucional de participação social onde o usuário do SUS participa da gestão por meio da ouvidoria - instrumento da gestão para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS.

Até outubro desse ano, a Ouvidoria recebeu 3.305 demandas. “A expectativa quem ultrapassemos o número de atendimentos em relação ao ano de 2017 que foi de 3.773”, ressaltou o Ouvidor do SUS/Contagem, Cliver Oliveira.

O canal com o cidadão

A Ouvidoria SUS/Contagem ganhou um destaque na gestão do prefeito Alex de Freitas. Segundo Cliver, a Ouvidoria recebe demandas para consultas especializadas, exames, cirurgias entre outras e encaminha para os setores responsáveis em busca de uma solução.

Até o ano de 2016, a Ouvidoria SUS/Contagem não tinha uma planilha de atendimentos, o que dificultava as ações da Secretaria de Saúde. Foram atendidas cerca de 1.900 demandas, quase a metade de 2017.

Como registrar sua manifestação

Antes de registrar uma manifestação na Ouvidoria SUS procure o órgão e/ou instituição envolvida com a resolução de seu problema ou questionamento, podendo ser a Unidade Básica de Saúde.

Esta iniciativa é muito importante para assegurar a efetividade da estratégia de descentralização dos serviços e para reforçar os mecanismos de participação popular nos processos de implantação de políticas de saúde pública de uma maneira geral.

Se essa tentativa já foi feita, sem sucesso, entre em contato com a Ouvidoria SUS de Contagem. Cliver Oliveira deu uma importante dica para o usuário. “Geralmente o maior número de ligações para a Ouvidoria são realizadas de manhã, então na parte da tarde as linhas da ouvidoria ficam descongestionadas”. A manifestação pode ser feita das seguintes formas:

- Presencialmente: na própria Ouvidoria das 8h às 17h, localizada no prédio da Secretaria de Saúde, na avenida General David Sarnoff, 3113 - Cidade Industrial. - Ou ainda pelos telefones: 0800-283 2947 / 3472-6275. Vale lembrar que o 0800 recebe ligações de celular, sendo, portanto, a principal linha da Ouvidoria. Além disso, você ainda pode enviar sua demanda pelo e-mail: ouvidoria.sus@contagem.mg.gov.br.

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